Etapa 1

GERÊS a VIEIRA DO MINHO
DISTÂNCIA | 39 km, D+ 1450 m

Descarregar:



É a etapa mais curta da travessia permite fazer a viagem para a vila do Gerês durante a manhã.

No início da tarde a nossa aventura começa na Vila do Gerês percorrendo por estradas secundárias uma pequena parte do Parque Nacional da Peneda Gerês que nos oferece fantásticas e imensas paisagens compostas por várias serras, seus prados verdes, rios, lagoas e cascatas que constituem o destino turístico “Parque Nacional da Peneda Gerês”.

A primeira subida faz-se até ao miradouro da Pedra Bela onde a paisagem avistada é um autêntico anfiteatro natural, tendo como pano de fundo as pontes de Rio Caldo e toda a albufeira da Caniçada.

Depois de passarmos na aldeia da Ermida, no final da descida, vale a pena descer da bicicleta para uma visita à Cascata Fecha de Barjas, conhecida por muitos turistas como Cascatas do Tahiti.

Passando a aldeia de Fafião descemos até à barragem de Salamonde para passar o rio Cávado. A grande subida faz-se de início em estrada de alcatrão, para depois passar a terra. Para além das da paisagem deslumbrante poderemos ter a sorte de vislumbrar uma manada de cavalos Garranos (raça de cavalos selvagens existente desde tempos primitivos no norte de Portugal).

A descida é muito divertida com alguns trilhos mais técnicos na parte final.