Etapa 4

ALVARENGA a VOUZELA
DISTÂNCIA | 61 km, D+ 2.600 m


O percurso desta etapa tem muitas estradas secundárias, estradões e alguns caminhos antigos que vão ficar na memória.

A saída de Alvarenga faz-se por uma subida suave seguida de uma descida rápida para a praia fluvial de Meitriz (encravada entre as Serras de Montemuro e Arada). Passando o rio Paiva temos de vencer uma "autêntica parede" para chegar ao Alto da Serra da Arada.

Desceremos para Regoufe, uma antiga aldeia mineira praticamente abandonada, e daqui seguiremos um penoso mas maravilhoso caminho até a aldeia de Drave que, embora sem habitantes, serve de Base Nacional à IV secção do Corpo Nacional de Escuteiros (CNE). É caminho muito técnico pelo que só alguns habilidosos se aventuram e conseguem não desmontar da bicicleta. A subida seguinte (cobra) não será menos memorável... Nesta subida poderão contemplar uma obra da natureza “a garra”. É uma formação na encosta montanhosa que se assemelha a uma autêntica garra de ave.

Acima dos 1000 metros da Serra da Arada poderemos rodar 360º e contemplar fantásticas paisagens serranas. A Norte a Serra da Gralheira e Montemuro, a Oeste a Serra da Freita, a Sul, mesmo ali à mão a maravilhosa Serra do Caramulo e mais ao longe os contornos da imponente Serra da Estrela.

A meio da descida final faremos um desvio ao percurso (350m) para visita e banhos no Poço Azul que é um espaço rochoso com água corrente muito limpa, com pequenas quedas de água e uma lagoa com bastante profundidade.